HOME FEEDBACK

Representantes de quase 180 países se reúnem em Genebra para debater o desafio da poluição por plásticos

Representantes de quase 180 países buscam um acordo global para enfrentar a crise da poluição por plásticos. A negociação, que ocorre na sede da ONU em Genebra, deverá resultar em um tratado juridicamente vinculante nos próximos 10 dias.

Reunião Global sobre Poluição por Plásticos

Representantes de quase 180 países se reúnem a partir de 5 de dezembro na ONU em Genebra para redigir um tratado mundial sobre poluição por plásticos. O diplomata Luis Vayas Valdivieso alertou sobre a “crise mundial” da poluição, que prejudica ecossistemas e saúde humana.

O tratado, que é juridicamente vinculante, está em discussão há três anos e enfrenta tensões geopolíticas. A nova sessão, INC-5.2, foi convocada após um impasse anterior em Busan, Coreia do Sul, onde um grupo de países produtores de petróleo bloqueou avanços.

A diretora do PNUMA, Inger Andersen, expressou determinação em alcançar um acordo, apesar da complexidade das negociações. As ONGs e a sociedade civil terão acesso às discussões sobre substâncias químicas e produção de plásticos.

A poluição plástica é um “perigo subestimado” para a saúde, custando ao mundo cerca de 1,5 trilhão de dólares por ano, com maior impacto nas populações vulneráveis. Uma instalação artística chamada “A carga do pensador”, mostrando uma estátua de Rodin cercada por resíduos plásticos, visa conscientizar os delegados.

O porta-voz da Indústria Química, Matthew Kastner, defendeu o uso do plástico em benefício da saúde pública. Em contrapartida, o Greenpeace e ONGs pedem uma redução significativa na produção de plásticos e uma transição justa para alternativas sustentáveis.

Com informações da AFP.

Leia mais em jovem-pan