HOME FEEDBACK

Republicano se dirige a deputada trans como homem nos EUA, e sessão é interrompida; veja vídeo

Deputado interrompe audiência após confronto sobre identidade de gênero. Sarah McBride, a primeira legisladora transgênero americana, é alvo de desrespeito em sessão do Congresso.

Deputado republicano encerra audiência no Congresso

Um deputado republicano suspendeu abruptamente uma audiência no Congresso dos EUA na terça-feira (12), após ser confrontado por um colega democrata. O motivo: referir-se à deputada Sarah McBride, a primeira legisladora americana abertamente transgênero, como um homem.

A audiência sobre controle de armas começou quando o deputado Keith Self, do Texas, apresentou McBride como "senhor McBride".

McBride, que tem ignorado ofensas anteriores, expressou seu descontentamento, mas o deputado democrat William Keating, interrompeu para pedir que Self repetisse a introdução. Self reafirmou sua palavra, e Keating respondeu: "Seu comportamento é inaceitável".

Self tentou mudar de assunto, mas Keating insistiu que não continuaria a audiência a menos que Self se referisse corretamente a McBride. Como resultado, Self encerrou a sessão.

O republicano justificou sua postura nas redes sociais, afirmando que a política dos EUA reconhece apenas dois sexos. Ele se referiu a um padrão, mas não elaborou. Os republicanos já tentaram proibir mulheres trans de usarem banheiros femininos no Capitólio.

A prática de não referir-se a McBride como mulher já foi observada anteriormente, incluindo em seu primeiro discurso no plenário, quando foi chamada de "cavalheiro de Delaware" por uma deputada republicana.

Apesar das provocações, McBride geralmente se mantém focada em questões econômicas e evita discutir sua identidade.

Leia mais em folha