Republicanos não quer mais espaço no governo, diz Costa Filho
Ministro afirma que o Republicanos prioriza agenda econômica e não busca ampliar participação no governo. Ele também comenta sobre a posição do partido nas eleições de 2026 e critica a defesa de anistia por Tarcísio de Freitas.
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, único representante do Republicanos no governo Lula, afirmou que o partido não pretende ampliar sua participação na Esplanada dos Ministérios.
Ele declarou que não há indicações de reforma ministerial para incluir outras siglas do centrão, enfatizando que o foco do partido é a agenda econômica.
“O Republicanos, neste momento, quer ajudar o governo, quer ajudar o país na pauta econômica”, disse Costa Filho, ressaltando que a discussão sobre mais ministérios não está em pauta.
Sobre as eleições presidenciais de 2026, o ministro não antecipou a posição da sigla, afirmando que a definição será feita no momento oportuno. Lista-se como possível candidato o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Ele reiterou: “A hora é de ajudar o Brasil, é de ajudar a aprovar as matérias de interesse do país” e declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva.
Além disso, Costa Filho criticou a defesa de Tarcísio pela anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Ele acredita que cabe ao STF julgar os responsáveis e afirmou que a fala do governador visa setores bolsonaristas.