Responderemos a qualquer tentativa de protecionismo, diz Lula
Lula critica protecionismo dos EUA e defende ação em defesa das empresas brasileiras. Presidente reafirma compromisso com o comércio global em resposta às tarifas de Trump.
Presidente Lula responde a protecionismo dos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta 5ª feira (3.abr.2025), que o Brasil reagirá a qualquer tentativa de protecionismo que “não cabe hoje no mundo”.
A declaração veio um dia após o anúncio do “tarifaço” feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump (Republicano).
Lula destacou que o governo tomará todas as medidas necessárias para proteger as empresas brasileiras.
Trump e o “Liberty Day”
Trump declarou que o “Liberty Day”, ou Dia da Libertação, representa a independência econômica dos EUA. Ele afirmou que os trabalhadores norte-americanos foram prejudicados por outras nações.
O presidente dos EUA voltou a aplicar tarifas sobre produtos e parceiros comerciais desde o início de seu 2º mandato, visando fortalecer a economia e reverter déficits comerciais.
A 1ª medida tarifária foi anunciada em 1º de fevereiro, com um imposto de 25% sobre produtos do México e do Canadá. Trump justificou a medida com a chegada de imigrantes e drogas.
O pacote tarifário entrou em vigor em 4 de março após negociações com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o ex-primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.