Resposta aos EUA por ataque ao Irã é questão de tempo, dizem houthis
Houthis prometem resposta ao ataque dos EUA contra o Irã, considerando-a iminente. O grupo, aliado de Teerã, justifica seus ataques às embarcações norte-americanas no contexto do aumento das hostilidades na região.
Mohammed al-Bukhaiti, dos Houthis, declarou que a resposta ao ataque dos Estados Unidos contra o Irã é "apenas uma questão de tempo". As informações são do The Guardian.
No sábado (21.jun), os EUA realizaram uma ofensiva em três instalações nucleares iranianas: Natanz, Isfahan e Fordow, sendo esta última a mais importante.
Os Houthis, aliados do Irã e baseados no Iémen, começaram a atacar embarcações norte-americanas após o início dos ataques israelenses à Faixa de Gaza. Em maio, concordaram com um cessar-fogo.
Al-Bukhaiti afirmou que o cessar-fogo foi acordado antes da “guerra” contra o Irã. No X, Hizam al-Assad, dos Houthis, alertou que os EUA "devem arcar com as consequências" do ataque.
As instalações atacadas incluem Fordow, uma base protegida por montanhas desde os anos 2000. O presidente Donald Trump classificou os ataques como um “freio” ao programa nuclear iraniano e ressaltou que é hora de Teerã buscar a paz, alertando sobre uma "tragédia maior".
Trump ainda afirmou que os ataques visavam "destruir o programa de enriquecimento de urânio" do Irã, o maior Estado financiador do terrorismo no mundo.