Respostas sobre descontos do INSS podem ser consultadas nesta 2ª feira
A partir de segunda-feira, aposentados e pensionistas do INSS poderão consultar respostas sobre contestações de descontos indevidos em benefícios. O atendimento presencial nas agências dos Correios visa facilitar o processo para aqueles com dificuldades em utilizar canais digitais.
Aposentados e Pensionistas do INSS: A partir de 16 de junho de 2025, os beneficiários que contestaram descontos indevidos podem consultar as agências dos Correios.
Mais de 3 milhões de pessoas disseram não ter autorizado os descontos. Em duas semanas, 488 mil compareceram às agências para resolver o problema.
O atendimento presencial é para quem tem dificuldade com o aplicativo “Meu INSS” ou a Central 135. O INSS destaca que quem contestou por telefone deve consultar a resposta pelo aplicativo ou nas agências.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, informou que ainda não é possível quantificar a fraude, mas, se as contestações forem todas válidas, o dano pode chegar a R$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 2,1 bilhões com correção).
Não foram dados prazos para ressarcimento, mas o governo pretende agir rapidamente contra os fraudadores.
As fraudes estão sendo investigadas na Operação Sem Desconto da Polícia Federal, que apura um esquema de descontos não autorizados entre 2019 e 2024.
Leia mais: Com informações da Agência Brasil.