Resultado do conclave: fumaça branca sai da chaminé e novo papa é escolhido
Novo pontífice será anunciado em breve após chaminé da Capela Sistina emitir fumaça branca. Ele substituirá Francisco, que faleceu em abril, e assumirá a liderança da Igreja Católica.
Cardeais elegem novo papa após conclave; fumaça branca é liberada às 13h08 (hora local) na quinta-feira, 8.
O nome do novo papa será divulgado em breve. Em eleições anteriores, a apresentação ao público ocorreu cerca de uma hora após a fumaça.
Após a escolha, o escolhido responde a duas perguntas do cardeal decano: "Aceita sua eleição?" e "Como deseja ser chamado?" Se aceito, ele se torna papa e bispo de Roma.
Os cardeais então expressam respeito ao novo papa antes da anúncio oficial. O cardeal francês Dominique Mamberti anunciará "Habemus papam", e o novo pontífice fará sua bênção "urbi et orbi".
O novo papa substituirá Francisco, falecido em 21 de abril, após 13 anos no cargo. Ele chefiará a Igreja Católica, com cerca de 1,4 bilhão de fiéis, incluindo 182 milhões de brasileiros.
Para a eleição, são necessários dois terços dos votos; com 133 cardeais eleitores, são necessários no mínimo 89 votos.
A TV do Vaticano transmite ao vivo a cerimônia. Nos últimos dois conclaves, o resultado foi revelado no segundo dia de votação, como no caso de Bento 16 e Francisco.
Após atrasos na votação anterior, a fumaça branca foi finalmente emitida. A expectativa inicial era que saísse por volta das 14h do dia 6.
Segundo a EFE, o atraso pode ter sido devido a uma longa meditação antes da votação e ao número maior de cardeais em relação ao conclave de 2013.