HOME FEEDBACK

Retorno de empresas ocidentais à Russia será “difícil”, diz Putin

Putin exclui possibilidade de recompra por empresas ocidentais que deixaram a Rússia durante a guerra. O presidente enfatiza que negócios preenchidos por empresas locais não terão retorno facilitado para seus antigos proprietários.

Putin não permitirá recompra de negócios por empresas ocidentais

No dia 18 de março de 2025, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que as empresas ocidentais que deixaram o país no início da guerra na Ucrânia não poderão recomprar seus negócios por valores baixos.

Desde fevereiro de 2022, centenas de empresas ocidentais saíram da Rússia, adotando diferentes abordagens:

  • Venda de ativos;
  • Entrega das chaves a gerentes locais;
  • Abandono completo dos ativos.

Algumas empresas, como Renault e McDonald’s, concordaram com opções de recompra, mas os termos não foram divulgados.

Durante um fórum de negócios em Moscou, Putin enfatizou a necessidade de monitorar possíveis recompras e disse que as empresas que saíram sob pressão política não deveriam recomprar por valores irrisórios. Segundo ele, “se o nicho já estiver preenchido por uma empresa russa, então, como dizemos, o trem partiu”.

Putin também alertou sobre as sanções ocidentais, que não são temporárias e que novos obstáculos podem surgir para as empresas russas. Ele declarou que não se deve esperar uma liberdade total de comércio e que os concorrentes sempre buscarão maneiras de dificultar os negócios para a Rússia.

Reportagem de Dmitry Antonov e Darya Korsunskaya.

Leia mais em poder360