Retorno do horário de verão é uma ‘possibilidade’, diz ministro de Minas e Energia
Ministro de Minas e Energia sugere que retorno do horário de verão pode ser avaliado para melhorar a segurança energética e reduzir custos. Apesar da análise, o governo afirma que não há risco imediato no setor elétrico brasileiro.
Retorno do horário de verão é uma possibilidade, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista ao Valor.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está avaliando a necessidade dessa medida para garantir segurança e melhores custos para os consumidores neste ano.
No ano passado, o ONS recomendou a retomada do horário de verão devido à crise hídrica, mas o governo decidiu não implementar, considerando benefícios econômicos insuficientes.
Silveira afirma que não há risco de potência para o setor elétrico, com reservatórios em 68%. “Estamos numa condição que garante tranquilidade energética para este ano e segurança para 2025”, afirma.
O ministro também destacou que o governo está concentrado em evitar que 'jabuti' vetados voltem para o projeto de eólicas offshore, visando reduzir impactos na conta de luz.
Ele enfatizou o empenho em “proteger os mais pobres” e que a manutenção da tarifa social é uma “unanimidade”.
Leia a entrevista completa neste link.