Reunião de ministros da Economia e chefes de bancos centrais abre cúpula do Mercosul em Buenos Aires
Cúpula do Mercosul em Buenos Aires reúne líderes da economia sul-americana. Expectativa é que os presidentes debatam soluções para os desafios do comércio global e aprovem projetos de resolução.
Cúpula do Mercosul inicia em Buenos Aires
Os ministros da Economia e presidentes de bancos centrais dos países do Mercosul e associados iniciaram a cúpula em 2 de novembro, na sede do Ministério das Relações Exteriores da Argentina.
A reunião conta com representantes de:
- Argentina
- Brasil
- Uruguai
- Paraguai
- Bolívia
Além disso, participam Estados associados como:
- Chile
- Colômbia
- Ecuador
- Guiana
- Panamá
- Peru
- Suriname
A cúpula se estenderá por dois dias, culminando na reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), onde serão apresentados projetos de resolução do Grupo do Mercado Comum (GMC).
Na manhã de quinta-feira, os chefes de Estado deliberarão e o argentino Javier Milei passará a presidência semestral a Luiz Inácio Lula da Silva.
Estarão presentes os presidentes do Paraguai, Santiago Peña, e do Uruguai, Yamandú Orsi. A Bolívia será representada pela ministra das Relações Exteriores, Celinda Sosa.
Os debates devem focar no cenário do comércio global, afetado por tarifas dos EUA e tensões no Oriente Médio, com os ministros já tendo se reunido anteriormente para discutir flexibilidade tarifária em resposta aos desafios do comércio internacional.
Com informações da EFE