Rio e Niterói oficializam candidatura para sedir o Pan de 2031
Rio de Janeiro e Niterói competem com Assunção pela sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. A decisão será tomada em outubro, durante assembleia da PanAm Sports na capital chilena.
Rio de Janeiro e Niterói apresentaram, na sexta-feira (8.ago.2025), sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 em Assunção, Paraguai, durante a 63ª Assembleia da PanAm Sports.
A única concorrente à candidatura brasileira é a capital paraguaia. A escolha da sede ocorrerá em outubro, em Santiago, no Chile.
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, destacou que a realização dos jogos no Rio intensificará o intercâmbio esportivo entre países da América, através de seminários e campos de treinamento.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), mencionou a infraestrutura da cidade e um plano de parceria pública privada para a construção da vila pan-americana.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), destacou o papel do esporte na transformação social. A vice-prefeita e medalhista olímpica, Isabel Swan (PV), afirmou que muitas instalações já estão prontas para os jogos.
A comitiva inclui figuras notáveis como:
- Agberto Guimarães, diretor do comitê da candidatura e medalhista pan-americano;
- Iziane Marques, secretária de excelência esportiva;
- Yane Marques, vice-presidente do COB e medalhista olímpica;
- Emanuel Rego, diretor-geral do COB;
- Convidados: Bernard Rajzman, Hortência Marcari e Thiago Pereira.
Informações da Agência Brasil.