Rio lança aplicativo para auxiliar no combate ao roubo de celulares
App Celular Seguro RJ facilita a consulta de IMEI e ajuda na proteção contra roubos. Operação Rastreio da Polícia Civil já resulta em mais de 2,3 mil celulares apreendidos e 53 prisões.
Governo do Rio de Janeiro lança o aplicativo Celular Seguro RJ para combater o aumento dos roubos e furtos de celulares.
A ferramenta permite ao cidadão consultar o IMEI (número de identificação único) do celular e verificar restrições na base da polícia e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O governador Cláudio Castro destacou a importância do app, afirmando que dados pessoais e financeiros estão em risco com o aumento dos crimes:
"Os celulares guardam dados importantes... o furto e o roubo de celulares são, hoje, um dos principais motivos de insegurança na população."
O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, ressaltou que a população pode ajudar na segurança verificando restrições ao adquirir um celular e que o app recebe atualizações em tempo real.
Além disso, a Polícia Civil realizou o “Dia D” da Operação Rastreio, prendendo 53 pessoas e apreendendo 453 celulares. Desde maio, foram cerca de 2,3 mil aparelhos apreendidos.
A operação focou em grandes centros comerciais, com 3 mil pessoas devolvendo aparelhos comprados irregularmente, evitando responsabilização criminal. Entre elas, 1.094 foram às delegacias, resultando na entrega de 934 celulares.