HOME FEEDBACK

Risco de demência é menor em novas gerações, diz estudo

Estudo revela que novas gerações têm menor risco de demência. Análise abrangeu dados de mais de 62 mil idosos e sugere melhorias na saúde ao longo do tempo.

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, revelaram que pessoas nascidas mais recentemente têm menor probabilidade de desenvolver demência na mesma idade que gerações anteriores.

A metanálise foi publicada em 2 de junho de 2025 e constatou que a tendência é mais pronunciada entre as mulheres.

A investigação abrangeu dados de 62.437 idosos com 70 anos ou mais, coletados em pesquisas nos Estados Unidos, Inglaterra e Europa, ao longo de quase 3 décadas.

Os cientistas analisaram os dados por algoritmos, dividindo-os em 8 grupos de gerações e 6 faixas etárias, identificando a menor prevalência de demência nas gerações mais recentes.

De acordo com a OMS, cerca de 57 milhões de pessoas viviam com demência em 2021, com as mulheres sendo desproporcionalmente afetadas. Em 2023, a demência foi a 7ª principal causa de morte no mundo.

O impacto econômico global da demência foi de US$ 1,3 trilhão em 2019, com projeções de que atingirá US$ 2,8 trilhões até 2030.

A pesquisa destaca que a menor incidência de demência está relacionada à melhora geral da saúde da população e ao aumento na expectativa de vida nas últimas gerações.

Leia mais em poder360