Riscos tarifários ameaçam melhora da confiança empresarial na Alemanha
A pesquisa do instituto Ifo mostra um leve aumento na confiança das empresas, mas revela incertezas sobre o futuro devido à guerra tarifária com os EUA. Especialistas alertam que a economia alemã enfrenta turbulências, apesar da melhora pontual nas expectativas na construção e serviços.
Confiança das empresas alemãs aumenta inesperadamente em abril, conforme pesquisa do instituto Ifo divulgada nesta quinta-feira.
O índice de clima de negócios subiu para 86,9, superando as expectativas de 85,2 dos analistas. Este índice era 86,7 em março.
Apesar do aumento, o índice de expectativas caiu de 87,7 para 87,4, mas ficou acima da expectativa de 85,0.
Clemens Fuest, presidente do Ifo, destacou que “a incerteza entre as empresas aumentou”, antecipando turbulências na economia alemã.
Os prováveis partidos de coalizão concordaram com um aumento de empréstimos para impulsionar a economia, mas economistas alertam que a solução não será rápida.
- Expectativas melhores na indústria da construção, impulsionadas por um pacote de infraestrutura.
- Expectativas estáveis entre prestadores de serviços.
- Queda nas expectativas da indústria, atacado e varejo.
Carsten Brzeski, do ING, avisou que existem mais incógnitas do que certezas para a economia alemã e alertou sobre o histórico do índice Ifo em responder a eventos políticos.
As tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, geram incertezas globais, e a Alemanha é vista como o maior perdedor europeu em uma eventual guerra comercial.