HOME FEEDBACK

Rogério Correia quer chamar Haddad e Gleisi para falar do IR na Câmara

Deputado Rogério Correia destaca importância de diálogos com ministros para tramitação rápida da proposta de isenção do Imposto de Renda. Ele busca garantir que a comissão aborde questões como compensação e evite "propostas demagógicas" durante o processo.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) foi eleito presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

Em 4ª feira (19.mar.2025), ele anunciou que convocará os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, para discutir o projeto de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5.000 mensais.

Correia enfatizou a importância da participação dos ministros para avançar na tramitação e resolver questões pendentes no colegiado. Ele destacou que o presidente Lula solicitou celeridade, ressaltando a desigualdade no Brasil.

Além disso, o deputado planeja dialogar com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre a tramitação do projeto enviado em 3ª feira (18.mar).

  • Correia defende análise normal nas comissões antes de ir a plenário;
  • Planos de líderes partidários podem acelerar a tramitação em regime de urgência;
  • Presidente da Câmara quer evitar tramitações rápidas.

O deputado também quer que a comissão aborde a compensação necessária para evitar entraves na apreciação do projeto. Motta avisou que alterações devem ocorrer na Câmara.

O PL, principal partido de oposição, indicou que poderá solicitar mudanças se a compensação vier da taxação dos mais ricos.

Correia frisou que trabalhará contra “propostas demagógicas” e que “alguém tem de pagar a conta”.

Uma alternativa, defendida por senadores do PSD, seria a compensação via redução da renúncia fiscal. O deputado criticou essa medida como uma solução à taxação dos mais ricos, reforçando a necessidade de corrigir injustiças no sistema fiscal.

Leia mais em poder360