Roubo de café aumenta nos EUA com alta dos preços, e empresas investem em rastreadores
O aumento nos preços do café tem impulsionado o roubo de cargas nos EUA, com gangues disfarçadas como empresas legítimas. Medidas de segurança, como dispositivos de rastreamento, estão sendo adotadas para coibir essas ações criminosas.
Aumento de roubos de café nos EUA: A alta dos preços do café está promovendo um aumento nos roubos de cargas transportadas por caminhões, segundo a Reuters.
A Associação Nacional do Café dos EUA informou que ocorreram dezenas de roubos no último ano, algo que “raramente acontecia no passado”.
Fatores de valorização: A valorização da commodity está relacionada a dificuldades na produção do Vietnã, o segundo maior produtor, atrás do Brasil.
Gangues organizadas: Os roubos são realizados por gangues que se disfarçam de empresas de transporte. Todd Costley, da Hartley Transportation, alerta que empresas falsas estão oferecendo contratos a preços melhores.
Estratégias de segurança: Para combater os roubos, alguns importadores começaram a usar dispositivos de rastreamento em suas remessas de café.
Situação no Brasil: O roubo de cargas também é um problema no Brasil. Recentemente, um casal de empresários foi preso por roubar sacas de café, causando um prejuízo estimado em R$ 63 milhões a produtores de Altinópolis (SP).