Rui Costa chama sanções dos EUA a autoridades brasileiras de ‘ataque infundado’
Ministro critica revogação de vistos pelos EUA e defende a atuação do Brasil no programa Mais Médicos. Rui Costa destaca a intenção de fortalecer parcerias internacionais em resposta às agressões norte-americanas.
Ministro Rui Costa classifica como “ataque infundado” o cancelamento de vistos por parte dos Estados Unidos a autoridades brasileiras do programa Mais Médicos.
Costa lembrou que mais de 90% dos profissionais da última seleção do programa possuem CRM no Brasil, considerando a argumentação dos EUA como falsa e mal-intencionada.
O ministro enfatizou que o Brasil “não vai se curvar a inverdades” e criticou os EUA por usar ataques a outras nações como forma de recuperar competitividade global.
Costa também declarou que, se os Estados Unidos optaram por um presidente que desconsidera o Brasil, o país deve buscar integrar-se a outros parceiros estratégicos.
Na quarta-feira (13), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, revogou os vistos de Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário de Saúde, e de Alberto Kleiman, ex-funcionário do governo. Rubio justificou a ação com relação ao programa Mais Médicos, iniciado durante o governo Dilma Rousseff.
O programa, que permitiu a atuação de médicos cubanos, foi uma resposta à carência de profissionais em áreas menos favorecidas do Brasil.
Com informações do Estadão Conteúdo
