Rússia alerta EUA, Coreia do Sul e Japão sobre aliança de segurança contra Coreia do Norte
Rússia apoia aspirações nucleares da Coreia do Norte e destaca a autonomia do país no desenvolvimento de suas tecnologias. Em resposta, EUA, Coreia do Sul e Japão intensificam exercícios militares na região, temendo as possíveis consequências da parceria entre Moscou e Pyongyang.
Lavrov afirmou que a Rússia entende a decisão da Coreia do Norte de buscar armas nucleares. Ele declarou: “As tecnologias usadas pela Coreia do Norte são resultado do trabalho de seus próprios cientistas. Respeitamos as aspirações da Coreia do Norte e entendemos os motivos pelos quais ela persegue o desenvolvimento nuclear”.
As relações entre Rússia e Coreia do Norte têm se fortalecido nos últimos anos, com a Coreia do Norte fornecendo tropas e munições para apoiar os russos. Em troca, recebe ajuda militar e econômica, gerando preocupações internacionais sobre a possível transferência de tecnologias nucleares e de mísseis.
Como resposta ao avanço do programa nuclear norte-coreano, EUA, Coreia do Sul e Japão ampliaram seus exercícios militares. Na sexta-feira (11), realizaram um exercício aéreo conjunto com bombardeiros americanos perto da Península Coreana. Para a Coreia do Norte, esses exercícios são vistos como ensaios para uma invasão.
O país argumenta há muito tempo que é forçado a desenvolver armas nucleares para se defender das ameaças militares americanas.