HOME FEEDBACK

Rússia ameaça destruir Kiev se Ucrânia atacar desfile em Moscou

Medvedev adverte que Kiev pode não sobreviver a um ataque ucraniano durante as celebrações russas. A declaração é uma resposta às preocupações do presidente Zelensky sobre a segurança dos dignitários no desfile em Moscou.

Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, afirmou que ninguém poderá garantir a sobrevivência de Kiev caso a Ucrânia ataque durante as celebrações do Dia da Vitória na 2ª Guerra Mundial.

A declaração foi uma resposta ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que apontou riscos à segurança de dignitários estrangeiros no desfile em Moscou.

Essa fala de Medvedev ocorre no contexto de uma proposta de cessar-fogo temporário de 72 horas, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin, abrangendo os dias 8, 9 e 10 de maio, em celebração ao 80º aniversário da vitória soviética.

O Kremlin revelou que Putin receberá alguns líderes internacionais, entre eles o presidente chinês Xi Jinping, na Praça Vermelha.

Zelensky, por sua vez, respondeu à proposta russa, afirmando: “Não podemos ser responsáveis pelo que acontece na Federação Russa. Eles são responsáveis pela sua segurança.”

Medvedev, uma das vozes mais críticas ao Ocidente desde o início do conflito, considerou a declaração de Zelensky como uma “provocação verbal” e insinuou que, em caso de ataque, Kiev não sobreviveria até o dia 10 de maio.

O presidente ucraniano, no entanto, demonstrou abertura a um cessar-fogo de 30 dias, proposta que Putin já havia rejeitado, enfatizando a busca por um acordo de longo prazo.

Leia mais em poder360