HOME FEEDBACK

Rússia ameaça destruir Kiev se Ucrânia atacar desfile em Moscou

Medvedev ameaça Kiev em resposta a declarações de Zelensky sobre segurança no desfile da vitória. O Kremlin anunciou um cessar-fogo temporário de 72 horas durante as comemorações do 80º aniversário da vitória soviética.

Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, afirmou que Kiev poderá ser destruída se a Ucrânia realizar ataques durante o desfile do dia 9 de maio em Moscou.

A declaração responde ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que disse não poder garantir a segurança de autoridades estrangeiras nas celebrações da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial.

Medvedev fez o comentário no contexto da proposta de cessar-fogo temporário de 72 horas, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin, abrangendo os dias 8, 9 e 10 de maio.

O Kremlin também anunciou que Putin receberá líderes internacionais durante o evento, como o presidente chinês Xi Jinping, na Praça Vermelha.

Em resposta à proposta russa, Zelensky declarou: “não podemos ser responsáveis pelo que acontece no território da Federação Russa”, reafirmando que a segurança é responsabilidade deles.

Medvedev, que tem se posicionado como crítico ao Ocidente, chamou a declaração de Zelensky de “provocação verbal” e alertou que “ninguém poderá garantir que Kiev sobreviverá ao Dia da Vitória”.

Zelensky, por sua vez, expressou disposição para um cessar-fogo de 30 dias, proposta que Putin já havia descartado, afirmando que busca um acordo de longo prazo.

Leia mais em poder360