Rússia critica ataque dos EUA: “Infundado”, diz Putin
Putin condena ataque dos EUA a instalações nucleares iranianas, chamando-o de “agressão não provocada”. A Rússia alerta para o agravamento da situação no Oriente Médio e pede um cessar-fogo urgente.
Putin classifica ataque dos EUA a instalações nucleares iranianas como infundado
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, condenou o ataque americano como “infundado” e ressaltou que a ação coloca o mundo em “grande perigo”.
A declaração ocorreu durante um encontro com o chanceler iraniano, Abbas Araqchi, no Kremlin, nesta 2ª feira (23.jun.2025).
O porta-voz russo, Dmitry Peskov, afirmou que a operação desencadeou uma “nova espiral de escalada” no conflito entre Israel e Irã.
O ataque, realizado no sábado (21.jun), atingiu 3 bases nucleares: Fordow, Natanz e Isfahan. Putin destacou que não há “qualquer base ou justificativa” para a ação americana e a considerou uma “agressão não provocada”.
Ele alertou sobre a dinâmica atual da situação internacional, que tem se agravado no Oriente Médio, com a influência de Estados externos.
Durante uma reunião na ONU, a Rússia pediu um cessar-fogo entre Israel e Irã e criticou os EUA por desrespeitar a legislação internacional.
O presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou a operação nas redes sociais como “bem-sucedida” e ameaçou atacar outros alvos se o Irã não aceitar a paz.
O conflito teve início em 12 de junho, com bombardeios israelenses às plantas nucleares iranianas.