Rússia culpa sanções pelo fracasso do acordo com a ONU sobre alimentos e fertilizantes
Rússia atribui ineficácia do acordo de exportação de alimentos a sanções ocidentais. Pacto com a ONU, firmado em 2022, não será renovado devido a divergências entre as partes.
Rússia culpa sanções ocidentais pelo fracasso do acordo para facilitar suas exportações de alimentos e fertilizantes, firmada com a ONU após a invasão da Ucrânia.
Na última sexta-feira (11), as Nações Unidas anunciaram que o pacto, assinado em julho de 2022, expirará em 22 de julho e não será renovado devido a divergências.
O acordo tinha como objetivo facilitar as exportações russas de produtos agrícolas e fertilizantes, visando diminuir os preços mundiais.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que a extensão do acordo não estava prevista e que nenhum dos objetivos foi alcançado devido às sanções unilaterais da União Europeia.
Desde a ofensiva russa na Ucrânia, as sanções não afetaram fertilizantes ou grãos, mas causaram incerteza nos transportadores, elevando os custos de seguros.
Apesar das reclamações de Moscou sobre a ineficácia do pacto, o ministério assegurou que a cooperação na área pode continuar após a expiração do acordo, em prol da segurança alimentar global.
Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório