Rússia diz que não há conversas sobre encontro com Trump
Kremlin descarta negociações para encontro entre Putin e Trump. Falta de avanços bilaterais impede formalização de reunião, segundo assessor do governo russo.
Kremlin: Não há negociações para encontro entre Putin e Trump.
A informação foi divulgada por Yury Ushakov, assessor de política externa russo, à agência TASS neste domingo (22.jun.2025).
Ushakov afirmou que, até o momento, não há possibilidade de visitas entre os líderes. Um encontro em um terceiro país é incerto: “Isso dependerá do que as partes acordarem. Mas, até agora, ninguém está discutindo nada nesse sentido.”
Desde a posse de Trump, os dois líderes tiveram 5 conversas telefônicas. Na primeira ligação, concordaram em manter contato direto e considerar reuniões futuras.
O governo russo acredita que um encontro deve acontecer apenas com “avanços concretos nas negociações bilaterais”. “Um encontro serviria para formalizar resultados", destacaram.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, anunciou que viaja para Moscou em busca de colaboração com Putin sobre a guerra contra Israel, após a intervenção dos EUA.
Na quinta-feira (19.jun.2025), Putin alertou que a intervenção militar dos EUA no Irã poderia causar uma escalada no Oriente Médio e defendeu soluções diplomáticas que respeitem os direitos do Irã e a segurança de Israel.