Rússia e China discutirão parceria em “assuntos internacionais”
Encontro entre Xi Jinping e Vladimir Putin visa fortalecer laços em meio a tensões globais. Discussões podem incluir temas como a guerra comercial com os EUA e cooperação econômica bilateral.
Governo Chinês anunciou encontro entre Xi Jinping e Vladimir Putin de 7 a 10 de maio, em Moscou, por ocasião das celebrações da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial.
Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que os líderes discutirão o fortalecimento da cooperação entre os países. Destacou que é um momento de mudanças sem precedentes no século.
A declaração é vaga sobre os assuntos, mas a guerra comercial entre China e Estados Unidos e a participação russa nesse contexto devem estar na agenda.
Citado no comunicado, o ministério afirma que Xi manterá comunicação estratégica com Putin sobre as relações e questões internacionais.
A visita de Xi coincide com a chegada do presidente brasileiro Lula a Moscou, que também participará das celebrações. Lula terá um encontro com Putin no dia 11 de maio.
O embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, indicou que a cooperação econômica e questões do Brics serão discutidas, mas não confirmou se a guerra na Ucrânia estará na pauta.