Rússia e Ucrânia chegam a acordo para cessar-fogo no mar Negro
Acordo entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos busca cessar hostilidades no mar Negro e facilitar o comércio na região. Embora o Kremlin tenha condições a cumprir, ambas as partes demonstram interesse em avançar em direção à paz.
Rússia e Ucrânia firmaram um acordo com os Estados Unidos para um cessar-fogo no mar Negro nesta terça-feira, 25 de março. A Casa Branca anunciou o entendimento após reuniões na Arábia Saudita.
O cessar-fogo permitirá a abertura de um corredor seguro para embarcações comerciais. Os EUA se comprometeram a ajudar a Rússia a retomar o acesso ao mercado global de exportação de produtos agrícolas e fertilizantes.
Além disso, o acordo auxiliará a Ucrânia na troca de prisioneiros e na libertação de civis, conforme afirmou a Casa Branca. No entanto, a Rússia minimizou o alcance do acordo, exigindo condições como a suspenção de sanções às suas empresas e o restabelecimento de acesso ao sistema Swift.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ressaltou a necessidade de cumprir os termos acordados, avisando que violações levarão a apelos por sanções. O Ministério da Defesa ucraniano considerou movimentação de navios de guerra russos como uma violação do acordo.
Ambos os países concordaram em interromper ataques a instalações energéticas por 30 dias. Apesar de algumas violências recentes, o analista Frank Gardner destacou que, mesmo com um acordo limitado, a confiança entre as partes é baixa.
No entanto, existe um interesse em restabelecer as exportações comerciais, criando uma possibilidade de que esse acordo possa servir como base para um cessar-fogo mais amplo.