Rússia e Ucrânia negociam fim de guerra sem Putin e Zelensky
Negociações de paz entre Rússia e Ucrânia são iniciadas em Istambul, mas sem a presença dos presidentes. Mediadas por autoridades dos EUA e da Turquia, as conversas buscam um cessar-fogo incondicional após três anos de conflito.
Negociações de Paz entre Rússia e Ucrânia
As delegações da Rússia e da Ucrânia iniciaram nesta 6ª feira (16.mai.2025), em Istambul, as negociações para o fim da guerra que completou 3 anos em março. A reunião ocorre sem a presença de Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.
As conversas estavam inicialmente agendadas para 5ª feira (15.mai), mas foram adiadas devido a incertezas sobre a participação dos líderes. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro turco das Relações Exteriores, Hakan Fidan, estão mediando as discussões.
A delegação ucraniana é representada pelo chefe do gabinete presidencial, Andriy Iemark, e pelos ministros da Defesa e Relações Exteriores, Roustem Oumerov e Andriy Sybiga. Antes do início, Iemark enfatizou a prioridade de Kiev: um cessar-fogo incondicional.
Rubio, ao chegar, expressou que não tinha “grandes expectativas”, afirmando que a equipe russa enviada por Putin estava “abaixo do nível esperado”. A delegação russa é liderada por Vladimir Medinski, ex-ministro da Cultura e atual conselheiro de Putin, considerado pouco influente.
Inicialmente, Putin cogitou participar da reunião, mas desistiu após Zelensky classificar a delegação russa de “decorativa”.