HOME FEEDBACK

Rússia ergue busto de ditador da União Soviética em área ocupada da Ucrânia

Estátua de Stalin reaviva controvérsias sobre seu legado na Ucrânia ocupada. A instalação ocorre em um contexto de celebrações russas e reafirmação da imagem do ditador sob o regime de Putin.

Estátua de Joseph Stalin inaugurada em área da Ucrânia ocupada pela Rússia neste dia 9, em celebração aos 80 anos da vitória sobre a Alemanha nazista.

Para muitos russos, Stalin é um herói, apesar de seu papel nas repressões e no Holodomor, que causou a morte de milhões de ucranianos nos anos 1930. A Ucrânia considera esse episódio um genocídio perpetrado por Moscou.

Desde que Vladimir Putin assumiu, a imagem de Stalin foi reabilitada, tornando-se uma figura respeitada na Rússia.

O busto foi erguido por membros do Partido Comunista da Rússia na cidade de Melitopol, atualmente sob controle russo. É descrito como o primeiro monumento a Stalin na "Nova Rússia", termo usado para as áreas da Ucrânia que a Rússia diz ter anexado.

A cerimônia de inauguração foi marcada por adultos com bandeiras soviéticas e crianças vestidas em trajes socialistas. Fotos do busto de bronze, com o característico bigode de Stalin, foram compartilhadas nas redes sociais.

Melitopol, com população pré-guerra de 150 mil, foi capturada após a invasão russa em fevereiro de 2022 e é a maior cidade de Zaporíjia sob controle russo, uma das quatro regiões que a Rússia afirma ter anexado.

Atualmente, existem 120 monumentos de Stalin na Rússia, com 105 erigidos durante os 25 anos de governo de Putin, conforme estimativas do veículo de notícias exilado Mozhem Obyasnit.

Leia mais em folha