HOME FEEDBACK

Rússia espera que Índia continue comprando petróleo

Rússia reafirma compromisso em fornecer petróleo à Índia, ignorando tarifas dos EUA. Autoridades russas destacam negociações trilaterais com a Índia e a China para fortalecer laços comerciais.

A Rússia reafirmou sua intenção de continuar fornecendo petróleo à Índia, apesar das sanções dos Estados Unidos, como informaram autoridades da embaixada russa em Nova Deli nesta quarta-feira (20).

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 25% sobre produtos indianos a partir de 27 de agosto, como punição pela compra de petróleo russo, que agora representa 35% das importações indianas, em comparação a 0,2% antes da guerra na Ucrânia.

Roman Babushkin, encarregado de negócios da embaixada russa, afirmou que a Índia deve manter o mesmo nível de importação de petróleo e que as duas nações encontrarão maneiras de lidar com as tarifas. As negociações comerciais entre Índia e EUA falharam devido a questões agrícolas e às compras de petróleo russo.

O Ministério das Relações Exteriores da Índia não comentou imediatamente sobre a situação, mas já havia expressado que as ações dos EUA eram “extremamente lamentáveis”.

O vice-comissário de Comércio da Rússia, Evgeny Griva, destacou que é “muito lucrativo” para a Índia comprar petróleo da Rússia, que oferece um desconto de 5% a 7%. A Rússia agora aceita pagamentos em rúpias indianas após resolver problemas com bilhões de dólares em bancos indianos.

Com o aumento das tensões entre EUA e Índia, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, planeja visitar a China no final do mês, após encontros de alto nível, incluindo a visita do ministro das Relações Exteriores chinês.

A Rússia busca revitalizar uma parceria trilateral entre Índia e China e espera que um encontro entre Putin e Modi ocorra até o final do ano, além de participação na Organização de Cooperação de Xangai em 31 de agosto.

Leia mais em valoreconomico