Rússia está provocando a Otan, diz ministro da Polônia após drone explodir no país
Ministro da Defesa polonês destaca provocação da Rússia e reafirma compromisso da Polônia com a defesa do território. Incidente com drone russo ocorre em meio a discussões sobre a paz na Ucrânia.
Polônia acusa Rússia de provocações à Otan
O vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa da Polônia, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, afirmou que a Rússia está, “mais uma vez”, provocando os países da Otan. O comentário surgiu após a explosão de um drone no leste do país, nesta quarta-feira (20).
Segundo Kosiniak-Kamysz, o incidente ocorre “em um momento particularmente importante”, durante discussões sobre a paz na Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores, Radoslaw Sikorski, também se manifestou, dizendo que a “mais uma violação do nosso espaço aéreo” confirma a missão essencial da Polônia na Otan: a defesa do território.
O objeto que caiu era uma versão russa do drone Shahed, fabricado na Rússia e Irã. O drone explodiu na região de Lublin, próxima à fronteira com a Ucrânia. De acordo com o promotor Grzegorz Trusiewicz, ele detonou os próprios explosivos que transportava.
A investigação será feita por especialistas forenses, com os destroços analisados em laboratório.
A Polônia, situada estrategicamente entre a Ucrânia e regiões influenciadas pela Rússia, está em estado de alerta máximo desde 2022, após um incidente fatal envolvendo um míssil ucraniano na vila de Przewodów.