Rússia propõe aos EUA ‘nova ideia’ sobre a Ucrânia após ataque maciço a Kiev, diz Marco Rubio
Rubio revela "nova ideia" de Lavrov sobre a Ucrânia após aumento de ataques russos. Enquanto isso, Zelensky pede rapidez nas sanções e aumento no fornecimento de defesa aérea.
Marco Rubio, secretário de Estado americano, anunciou nesta quinta-feira (10) que seu homólogo russo, Serguei Lavrov, apresentou uma “nova ideia” sobre a Ucrânia durante encontro na Malásia.
O anúncio ocorre após uma nova onda de ataques russos em Kiev, que resultaram em dois mortos e 22 feridos. Dados da ONU indicam que o mês de junho teve um recorde de 232 mortos e 1.343 feridos na Ucrânia.
Rubio disse que compartilhará a ideia com o presidente Donald Trump, porém enfatizou que não se trata de uma nova abordagem que trará paz de imediato, mas pode abrir possibilidades.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que os EUA enviarão mais armas a Kiev e mencionou ter “datas concretas” para a entrega.
Emmanuel Macron, presidente francês, decidiu reforçar a força expedicionária franco-britânica em até 50.000 homens, visando garantir um possível cessar-fogo na Ucrânia, algo que a Rússia recusa.
Zelensky conclamou aliados a imporem sanções “mais rapidamente” contra Moscou, ressaltando a necessidade de mais suprimentos de defesa aérea.
Georgia Meloni, primeira-ministra italiana, anunciou compromissos de 10 bilhões de euros para a Ucrânia, e a União Europeia mobilizará 2,3 bilhões de euros para reconstrução.
Apesar de dois diálogos diretos entre Rússia e Ucrânia, não houve progresso em cessar-fogo. O Kremlin nega estagnação nas negociações e aguarda “sinais de Kiev” antes de futuras conversas.
A hostilidade continuará enquanto Moscou considerar inaudito alcançar objetivos apenas diplomaticamente. O Kremlin ainda exige que a Ucrânia entregue regiões ocupadas e renuncie à Otan.
Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias