HOME FEEDBACK

Russos fazem propaganda com quadros de Putin e até ameaça no Brics: ‘Quem nos ofender não viverá’

Delegação russa utiliza evento do Brics para promover imagem de Putin, desafiando críticas sobre liberdade de imprensa. A presença de Ekaterina Nadolskaia e suas exibições levantam questões sobre a propaganda estatal em eventos internacionais.

Centro de Mídia Internacional do Brics, no Rio de Janeiro, tornou-se um espaço para propaganda política no domingo, 6.

Uma representante da delegação russa, Ekaterina Nadolskaia, circulou com fotos do presidente Vladimir Putin e uma bandeira da Rússia.

Ela exibiu quadros de Putin, incluindo um com a frase ameaçadora: “Quem nos ofender não viverá três dias”.

Nadolskaia, editora-chefe do site Russia News, estava credenciada e participou de eventos como o G-20 no Rio em novembro passado.

Desde a invasão da Ucrânia em 2022, Putin está isolado por países ocidentais e enfrenta um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional. Ele pôde participar das discussões no Brasil, mas apenas por videoconferência.

Entidades como Repórteres Sem Fronteiras denunciam o recrudescimento da liberdade de imprensa na Rússia, onde há atualmente 50 jornalistas detidos.

O país classifica-se na posição 171 de um ranking de 180 países em liberdade de imprensa.

Veículos de imprensa ocidentais foram banidos e existem restrições legais sobre a cobertura da guerra. Aqueles que desafiam estas regras são rotulados como agentes estrangeiros ou organizações indesejadas.

O governo russo defende suas ações com base em violações da lei.

Leia mais em estadao