Sabatinas seguem no Senado, diz Otto Alencar
Sabatinas para agências reguladoras e tribunais superiores seguem conforme planejado, mesmo diante do boicote de senadores. O presidente da CCJ garantiu a continuidade das reuniões e convocou uma reunião de líderes para restabelecer o diálogo no Congresso.
Continuação das Sabatinas no Senado
O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Otto Alencar (PSD‑BA), confirmou a continuidade das sabatinas de indicados para agências reguladoras e tribunais superiores, apesar do boicote de senadores aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em declarações feitas à imprensa, Alencar afirmou que recebeu os indicados na terceira-feira (05.ago.2025), e garantiu: “Só se eles ocuparem aqui. Se não ocuparem, eu venho. Dou minha presença. Se tiver 14, eu abro.”
Na mesma data, Alencar recebeu a procuradora Marluce Caldas, indicada ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), e o advogado Artur Watt Neto, indicado para a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
As próximas sabatinas estão agendadas para os indicados ao TCU (Tribunal de Contas da União) e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A agenda foi definida por Davi Alcolumbre (União Brasil‑AP) em julho.
Entretanto, Marcos Rogério (PL‑RO), presidente da Comissão de Infraestrutura, não avançou com as sabatinas das indicações na terça-feira. Sem essas sessões, a comissão não pode votar ou enviar os nomes ao plenário.
Para enfatizar o compromisso institucional, Alcolumbre divulgou uma nota pedindo “respeito, civilidade e diálogo” e convocou uma reunião de líderes para retomar os trabalhos do Congresso após a obstrução promovida pelos aliados de Bolsonaro.