HOME FEEDBACK

‘Sabíamos que este momento chegaria’, diz premiê britânico sobre Putin, Trump e o desafio da Europa

Primeiro-ministro britânico enfatiza a importância do submarino nuclear HMS Vanguard para a defesa da Europa em meio a crescentes tensões com a Rússia. Starmer busca aumentar a colaboração militar europeia e manter a segurança da Ucrânia diante de possíveis acordos de paz com Putin.

Submarino HMS Vanguard

Na última semana, o HMS Vanguard, submarino nuclear da Marinha Real Britânica, realizou um exercício para o primeiro-ministro Keir Starmer. O comandante do submarino ordenou a preparação da bateria de mísseis balísticos para o lançamento, destacando que Starmer é a única pessoa com autoridade para ordenar um ataque nuclear no Reino Unido.

Starmer destacou a importância do Vanguard na dissuasão de conflitos nucleares com a Rússia e o simbolismo de compromisso britânico com a OTAN. Ele comentou sobre a necessidade urgente de a Europa se unir em defesa coletiva, especialmente após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

O primeiro-ministro, agora com um papel semelhante a um líder de guerra, invocou figuras históricas como Winston Churchill e Clement Attlee, enfatizando a importância da relação especial entre o Reino Unido e os EUA, mantendo a interdependência militar.

Starmer busca formar uma coalizão dos dispostos para proteger a Ucrânia e almeja construir uma força militar multinacional. Enquanto isso, ele tenta reforçar a importância da OTAN em negociações com os EUA.

Embora Starmer tenha visto suas avaliações subirem devido à sua postura de estadista, ele enfrenta desafios como a desaceleração econômica e críticas por decisões impopulares. Prometeu aumentos nos gastos militares e a construção de uma nova classe de submarinos, mas a pressão nas Forças Armadas busca manter as operações com recursos limitados.

Após sua visita ao Vanguard e cerimônia dos novos submarinos, Starmer expressou determinação em melhorar as capacidades militares do Reino Unido, reconhecendo a tensão e os desafios vividos pelas tripulações atuais.

Leia mais em estadao