Saiba como baixar o aplicativo do INSS e reconhecer descontos indevidos
Beneficiários do INSS poderão identificar e contestar descontos indevidos a partir de 13 de dezembro. O governo reforça que a comunicação sobre esses débitos será exclusiva pelo aplicativo Meu INSS.
A partir de terça-feira (13), cerca de 9 milhões de beneficiários do INSS receberão notificações no aplicativo Meu INSS sobre descontos feitos por associações em seus benefícios.
No dia 14, uma nova funcionalidade permitirá a consulta sobre quais associações realizaram débitos e seus respectivos valores. Para acessar, é necessário baixar o aplicativo e fazer login com CPF e senha do Gov.br. Quem não tem acesso ao app pode ligar para a Central 135.
Segundo Gilberto Waller Júnior, valores descontados sem autorização desde março de 2020 serão devolvidos. É possível solicitar a restituição de descontos indevidos de até cinco anos anteriores, sem limitação para o ano de concessão das aposentadorias.
O INSS alerta que toda a comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo; não haverá SMS, WhatsApp ou ligações. O pagamento será feito diretamente na conta do beneficiário.
Cidadãos que ainda não se inscreveram podem acessar gov.br/governodigital ou baixar o Gov.br. A identificação facial pelo celular é a forma mais fácil de criar a conta.
Quem já possui conta deve verificar se é necessário elevar o nível para prata ou ouro, o que pode ser feito pelo aplicativo ou computador. O associado deverá informar se reconhece o vínculo associativo através do Meu INSS ou da Central 135.
Caso o débito não seja reconhecido, as associações têm 15 dias úteis para apresentar comprovação. Sem comprovação, têm mais 15 dias para ressarcir o aposentado.
As devoluções ocorrerão por meio de depoósito via GRU, mas o INSS não informou o tempo para que o dinheiro seja creditado. Se as associações não realizarem o pagamento, a situação será encaminhada à AGU (Advocacia-Geral da União).