HOME FEEDBACK

Saiba como fazer a declaração do Imposto de Renda pelo aplicativo ou online

Receita Federal centraliza declaração do Imposto de Renda na nova plataforma Meu Imposto de Renda. Mudanças visam simplificar o processo, mas ainda apresentam limitações para determinados contribuintes.

A Receita Federal atualizou a plataforma para a declaração do Imposto de Renda, unificando o processo no Meu Imposto de Renda (MIR). O PGD será descontinuado, mas sem prazo definido.

O MIR é restrito e não aceita declarações de renda variável, como ações e ganhos de capital. Dados do Carnê-Leão são importados automaticamente e o MIR possui cinco fichas simplificadas.

Os fluxos de trabalho foram modificados: no MIR, há uma chave para sinalizar a revisão de informações. O histórico de bens também pode ser atualizado com justificativas para evitar erros.

Para dependentes e alimentandos, a inclusão foi simplificada, unificando esses campos em Pessoas. O aplicativo oficial da Receita Federal está disponível nas lojas App Store e Play Store.

O contribuinte deve usar gov.br para login e pode enviar suas declarações online pelo site do MIR ou e-CAC. Informações de dependentes e situação especial de saúde devem ser fornecidas ao declarar.

A Receita também exige novos dados que antes eram opcionais, como CEP para imóveis e Renavan para veículos. O contribuinte deve relatar todos os ganhos de 2024, escolhendo a opção de tributação mais vantajosa.

Após completar a declaração, o contribuinte deve clicar em Enviar. O status pode ser verificado no portal do e-CAC após 24 horas.

Leia mais em folha