HOME FEEDBACK

Saiba como foi a manobra da oposição para trocar o comando da CPMI do INSS

Eleições inesperadas na CPMI do INSS levam à vitória de Carlos Viana e Alberto Gaspar. Articulação política à noite muda a configuração inicialmente acordada por líderes partidários.

Surgia uma expectativa entre os líderes e presidentes da Câmara e do Senado para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que teria como presidente o senador Omar Aziz (PSD-AM) e relator o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).

No entanto, surpreendentemente, na instalação da CPMI, foi eleito o senador Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente, e o deputado Alberto Gaspar (União-AL) como relator.

Esta mudança ocorreu devido a uma articulação conduzida pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Ele expressou seu desânimo inicial, temendo que a CPMI fosse cooptada pelo governo.

Após reuniões com membros do PL e líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), decidiram lançar uma candidatura própria e realizar a articulação necessária.

Segundo Sóstenes, “a vitória não é só da oposição, é do Brasil”, enfatizando que a CPMI deve responsabilizar aqueles que roubaram aposentados no país.

Leia mais em infomoney