Saiba como regularizar o título eleitoral; prazo acaba em 19 de maio
Mais de 5 milhões de eleitores devem regularizar seu título até 19 de maio para evitar cancelamento. A consulta ao status e o pagamento da multa são gratuitos e podem ser feitos online ou nos cartórios eleitorais.
Prazos para Regularização do Título Eleitoral
O prazo para regularizar a situação do título eleitoral termina em 19 de maio. Mais de 5 milhões de pessoas estão na lista de faltosos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O eleitor faltoso é aquele que não votou, não justificou ou não pagou a multa nas 3 últimas eleições consecutivas, considerando cada turno como uma eleição.
Para verificar se o título pode ser cancelado, acesse os sites do TSE ou dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais). O serviço é gratuito e simples e também está disponível nos cartórios eleitorais.
Se necessário, pague a multa via Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou no cartório (por boleto, Pix ou cartão). O registro de pagamento se dá automaticamente após a quitação do débito. Em caso de impossibilidade de pagamento, o juiz pode dispensar a multa.
Os títulos com voto facultativo (menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas não alfabetizadas) não estão sujeitos a cancelamento.
Principais dados sobre os faltosos:
- 58% são homens;
- 30,33% não completaram o ensino fundamental;
- Jovens de 25 a 29 anos lideram a lista de faltosos;
- Mais de 3.000 pessoas que usam nome social estão irregulares;
- Mais de 39.000 eleitores com deficiência não estão quites com a Justiça Eleitoral.
Com informações do TSE.