HOME FEEDBACK

Saiba como saber se foi vítima da fraude no INSS

INSS alertará 9 milhões de brasileiros sobre possíveis descontos indevidos em 13 de maio. A partir do dia seguinte, usuários poderão autorizar ou cancelar os débitos por meio do aplicativo Meu INSS ou telefone 135.

INSS alerta sobre descontos indevidos

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) avisou que brasileiros afetados por descontos indevidos de sindicatos e associações serão informados em 13 de maio de 2025. Cerca de 9 milhões de pessoas receberão o comunicativo.

A única forma de contato será a plataforma Meu INSS.

No dia seguinte, 14 de maio, os beneficiários poderão decidir se autorizam ou não os descontos, através da mesma plataforma ou pelo telefone 135.

Como checar descontos indevidos:

  • Use o aplicativo Meu INSS ou ligue para 135.
  • Para bloquear o desconto, é necessário fazer um pedido por benefício.

Essa ação não cancela o vínculo com as entidades representativas.

O INSS deflagrou, em 23 de abril, a operação Sem Desconto para investigar um esquema de fraudes nos descontos de aposentadorias e pensões. Foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão e 6 prisões temporárias no DF e em 13 estados.

A CGU (Controladoria Geral da União) iniciou apurações em 2023, identificando que a maioria dos aposentados não autorizou os descontos. 70% das 29 entidades analisadas não entregaram a documentação completa ao INSS.

Entre os afastados está o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Crimes investigados incluem:

  • Descontos indevidos em aposentadorias.
  • Irregularidades nas entidades associadas.

A operação resultou na apreensão de bens de luxo. O governo suspendeu os Acordos de Cooperação Técnica com entidades associadas ao INSS, interrompendo os descontos em folhas de pagamento.

Aposentados e pensionistas podem solicitar a exclusão de débitos indevidos automaticamente pelo Meu INSS.

Leia mais em poder360