Saiba como será cada fase do conclave que escolherá o novo papa
O conclave tem início com 133 cardeais votantes em busca do 267º papa da Igreja Católica. O processo pode durar dias ou até semanas, dependendo da dificuldade em alcançar um consenso.
Conclave começa no Vaticano: Os 133 cardeais com direito a voto iniciam o conclave nesta 4ª feira (7.mai.2025) para escolher o 267º papa, após a morte do papa Francisco em 21 de abril.
Votação e rito: É necessário 2/3 dos votos para eleger um novo papa. O término das votações não tem limite, e os cardeais ficarão na capela Sistina até alcançarem um consenso.
Preparativos: Cerca de 200 quartos foram preparados para os cardeais com janelas temporariamente fechadas. As atividades começam com a missa Pro Eligendo Romano Pontifice às 5h (horário de Brasília).
Votação e fumaça: As votações ocorrem 4 vezes por dia. A fumaça das cédulas queimadas indica o resultado: preta para sem eleição, branca para novo papa. As votações podem se estender por até 10 dias se necessário.
Candidatos: Os principais nomes incluem:
- Pietro Parolin (70 anos)
- Pierbattista Pizzaballa (60 anos)
- Matteo Zuppi (69 anos)
- Fernando Filoni (79 anos)
- Luis Antonio Gokim Tagle (67 anos)
- Fridolin Ambongo (65 anos)
- Peter Erdo (72 anos)
Surpresas no processo: O conclave pode trazer surpresas, como a eleição de novos nomes, desconsiderados inicialmente pela mídia. O novo papa será apresentado com o anúncio "Habemus Papam".
A cerimônia de inauguração ocorrerá na Praça São Pedro, com a presença de fiéis e autoridades.