Saiba como votaram os deputados no projeto que revoga o IOF
A aprovação do PDL 314 marca uma derrota significativa para o governo Lula e sinaliza a insatisfação do Congresso com as recentes medidas fiscais. O projeto agora segue para análise do Senado, onde a discussão sobre o aumento do IOF poderá continuar.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta 4ª feira (25.jun.2025), o PDL 314 de 2025 com 383 votos a 98, que revoga o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) imposto pelo governo. A proposta segue agora ao Senado.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautou a votação na noite de 3ª feira (24.jun). Essa votação representa a maior derrota do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu 3º mandato.
O Congresso manifestou insatisfação com medidas do ministro Fernando Haddad (Fazenda), incluindo uma MP que aumentou impostos e um decreto que revogou parte do reajuste do IOF.
Entre as propostas, havia a taxação de investimentos atualmente isentos, como LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário).