Saiba fazer a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025
Contribuintes já podem acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025, que facilita o preenchimento com dados já disponíveis. A versão completa, com todas as informações necessárias, será liberada em 1º de abril.
Imposto de Renda 2025: A declaração pré-preenchida já está disponível para contribuintes com senha do Portal Gov.br (nível prata ou ouro).
Vantagens: Dados já preenchidos e prioridade na restituição. Aparentemente, a falta de dados se deve à greve dos auditores da Receita, que deve ser resolvida até 1º de abril.
Prazo: A entrega do Imposto de Renda começou em 17 de maio e vai até 30 de maio. A multa para quem perder o prazo é de, no mínimo, R$ 165,74.
Benefícios da pré-preenchida: Garante posição privilegiada na fila da restituição, principalmente se recebida via Pix. Contribuintes idosos, doentes e profissionais de magistério têm prioridade.
Dados disponíveis: Incluem nome, CPF, rendimentos, informações de saúde dedutíveis. Porém, alguns dados, como reembolsos e informações de investimentos, ainda não estão completos.
Responsabilidade: Contribuintes devem inserir dados que não constam na pré-preenchida e garantir que todas as informações estejam corretas, independentemente de quem preencheu.
Cuidado: Dados da pré-preenchida substituirão informações importadas, e a versão completa com mais dados será liberada em 1º de abril.
Como declarar: A declaração pode ser feita pelo programa baixado no site da Receita ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. É necessário ter acesso ao Portal Gov.br.