Saiba o que havia nas 3 instalações nucleares atacadas pelos EUA
Ataques dos Estados Unidos visam desestabilizar o programa nuclear iraniano em meio ao conflito com Israel. As instalações de Fordow, Isfahan e Natanz são fundamentais para o enriquecimento de urânio e já haviam sido alvo de operações anteriores.
Estados Unidos atacam instalações nucleares no Irã: Fordow, Isfahan e Natanz, durante a 2ª semana do conflito entre Irã e Israel.
O presidente Donald Trump anunciou a ação militar em seu perfil no Truth Social no sábado (21.jun.2025).
As três instalações atingidas são centrais ao programa nuclear iraniano. Antes, já foram alvos de ataques israelenses e abrigam tecnologias de enriquecimento de urânio.
Detalhes das instalações:
- Fordow: Localizada perto de Qom, subterrânea e a 80-90 metros de profundidade, contém 2.700 centrífugas. Construída nos anos 2000 e divulgada em 2009. Em 2023, a AIEA encontrou urânio enriquecido a 83,7% de pureza.
- Natanz: A 250 km de Teerã, possui 6 edifícios e 3 estruturas subterrâneas. A instalação tem capacidade para 50.000 centrífugas e tem sido monitorada por órgãos de segurança após ataques israelenses.
- Isfahan: Emprega 3.000 cientistas, inaugurada em 1984 com ajuda da China. Atua no processamento químico de urânio e abriga instalações militares, como fábricas de drones.
Trump afirmou: “Fordow já era” após os ataques. Os danos ainda não são totalmente conhecidos.
Leia mais em
poder360