Saiba quais líderes já confirmaram presença no funeral do papa
O Vaticano confirma a data do funeral do papa Francisco, que reunirá líderes mundiais em Roma. A cerimônia marcará a despedida de um pontífice que dedicou sua vida ao serviço da Igreja e do diálogo inter-religioso.
Funeral do Papa Francisco ocorrerá em Roma no sábado (26.abr.2025) às 10h local (5h em Brasília). A cerimônia reunirá chefes de Estado e autoridades globais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja estarão presentes. O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou sua presença ao lado de Melania Trump.
Entre as presenças esperadas, está o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que aguardava a confirmação da data. A família real inglesa também enviará um membro sênior, possivelmente o príncipe William.
O Papa Francisco faleceu na 2ª feira (21.abr), aos 88 anos, sendo o 2º líder mais velho a governar a Igreja Católica. Sua morte foi confirmada pelo Vaticano às 7h35 local (2h35 em Brasília).
O pontífice enfrentava problemas respiratórios e sofreu de pneumonia bilateral. Em janeiro de 2025, ele foi internado e recebeu transfusões de sangue.
No domingo (20.abr), apareceu publicamente na Praça de São Pedro durante a celebração da Páscoa, desejando uma "feliz Páscoa" aos fiéis.
Com sua morte, os cardeais iniciarão o conclave para eleger o 267º papa. O ritual se dará na Capela Sistina, onde os cardeais precisam de 2/3 dos votos para a eleição.
A fumaça que sai da chaminé indicará o resultado da votação: fumaça preta significa que não houve escolha, e fumaça branca indica o novo papa.
Leia mais sobre a morte do papa Francisco: