Saiba quando INSS vai devolver desconto ilegal
INSS começará a devolver R$ 292 milhões a aposentados e pensionistas na próxima segunda-feira. O reembolso será feito automaticamente junto aos pagamentos dos benefícios até 6 de junho.
INSS inicia devolução de R$ 292 milhões em descontos indevidos de mensalidades associativas.
A devolução começa em 26 de maio de 2025. O reembolso é integral para todos aposentados e pensionistas que tiveram descontos em abril.
A restituição será feita junto com o pagamento regular dos benefícios até 6 de junho. O beneficiário não precisa tomar nenhuma providência; o processo será automático, uma vez que os sistemas do INSS serão atualizados.
O INSS também divulgou um calendário de devolução. Para reaver mensalidades de períodos anteriores, o beneficiário deve usar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o número 135.
A suspensão dos descontos indevidos ocorreu após a operação Sem Desconto da Polícia Federal, que investiga fraudes em entidades sindicais.
Embora os descontos tenham sido retidos, os pagamentos foram realizados entre 24 de abril e 8 de maio. A restituição dependerá do valor do benefício e do último algarismo do número do segurado.