Saiba quem acompanha Lula na viagem à China
Lula inicia visita à China com comitiva e agenda voltada para fechar 16 acordos. O objetivo central é diversificar as exportações brasileiras, especialmente no setor de carne.
Presidente Lula em Beijing: Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Pequim no sábado (10.mai.2025) e ficará até a 3ª feira (13.mai). Acompanhado pela primeira-dama Janja e membros do governo, ele busca diversificar as exportações para a China.
Comitiva: Entre os ministros que acompanham Lula estão:
- Davi Alcolumbre (Senado)
- Alexandre Silveira (Minas e Energia)
- Simone Tebet (Planejamento e Orçamento)
- Elmar Nascimento (2º vice-presidente da Câmara)
- Celso Amorim (assessor especial)
- Fernando Igreja (embaixador, chefe de cerimonial)
Agenda: A visita oficial começa nesta 2ª feira (12.mai) com o seminário Brasil-China, organizado pela ApexBrasil. Na 3ª feira, Lula participará do 4º Fórum China-América Latina e Caribe e terá encontros bilaterais com autoridades chinesas.
Objetivos: Lula visa a assinatura de 16 acordos e a diversificação nas exportações, especialmente no setor de carne, após a rejeição de 28 frigoríficos brasileiros pela China.
Encontro de Líderes: Lula e Xi Jinping se encontram novamente em menos de um ano, desde a visita de Xi ao Brasil em novembro de 2024. A China é o principal parceiro comercial do Brasil.
Contexto: A visita ocorre em meio a tensões da guerra comercial entre EUA e China, com tarifas elevadas dificultando o comércio entre as duas potências.