HOME FEEDBACK

Saiba quem é Cory Booker, senador que discursou por 25h nos EUA

Cory Booker faz histórico discurso no Senado como protesto contra governo Trump. O senador criticou políticas da administração e recebeu apoio de colegas durante a maratona de 25 horas.

Senador Cory Booker, do estado de Nova Jersey, quebrou o recorde do discurso mais longo do Senado dos EUA ao falar por 25 horas e 5 minutos.

A fala ocorreu entre a noite de 31 de março de 2025 e a manhã de 1º de abril e incluiu críticas ao presidente Donald Trump, espaço para perguntas e leitura de mensagens do público.

Formado em direito por Yale e ex-jogador de futebol americano em Stanford, Booker começou sua carreira política como vereador em Newark e foi eleito prefeito em 2006, antes de se tornar senador em 2013.

Ele tentou ser o candidato democrata nas eleições presidenciais de 2020, mas não teve sucesso, com Joe Biden sendo a escolha do partido.

Booker é um liberal que defende os direitos das minorias, as mulheres e o casamento gay. Em seu histórico, destaca-se o apoio a medidas contra discriminação no trabalho e reformas no sistema penitenciário.

Durante o discurso, Booker expressou oposição a projetos de Trump, incluindo a anexação da Groenlândia e reduções de impostos para os ricos.

Ele falou como forma de protesto contra as ações do governo Trump e do seu conselheiro Elon Musk, alertando para uma "crise" no país. “Em 71 dias, o presidente dos EUA infligiu dano à segurança dos americanos; à estabilidade financeira; aos fundamentos essenciais da nossa democracia”, declarou.

Booker teve o apoio de colegas democratas, como o líder do Senado Chuck Schumer, que elogiou sua determinação. Ele também usou parte do tempo para ler mensagens sobre preocupações com Medicare, Medicaid e Previdência Social.

O discurso de Booker rompeu o recorde anterior do senador Strom Thurmond, que havia falado por 24 horas e 18 minutos em 1957.

Leia mais em poder360