Saiba quem é o brasileiro na lista de favoritos ao papado
Dom Leonardo Steiner é um dos favoritos para suceder o papa Francisco, no conclave que começou nesta quarta-feira. A votação continua até que um novo pontífice seja eleito, com sessões programadas até 11 de maio.
Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de 74 anos, é um dos possíveis sucessores do papa Francisco no conclave iniciado em 7 de maio de 2025.
Reconhecido como o 1º cardeal da Amazônia, Steiner destaca-se por suas ações em pautas sociais e ambientais. Nascido em Forquilhinha (SC) em 6 de novembro de 1950, ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1972 e é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.
Ordenado sacerdote em 1978, foi nomeado bispo em 2005 por João Paulo II, tendo exercido diversas funções na Igreja. Desde 2019, é arcebispo de Manaus e, em 2022, foi criado cardeal pelo papa Francisco. É presidente da Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) desde 2023.
A primeira votação do conclave, realizada em 7 de maio, não resultou na eleição de um novo papa, com a chaminé da Capela Sistina soltando fumaça preta às 16h (horário de Brasília). Os 133 cardeais não alcançaram os ⅔ necessários para a escolha. A votação continuará até que a fumaça branca declare um novo papa.
A próxima rodada de votações está marcada para 8 de maio de 2025, com quatro sessões. O processo se repete até 11 de maio, caso não haja escolha até essa data. Após este prazo, se necessário, haverá até 10 dias adicionais de votação, com discursos dos cardeais a cada 7 sessões.
O conclave não tem um tempo específico, podendo durar dias ou semanas. A eleição do papa Francisco levou 2 dias, enquanto a mais longa durou 2 anos e 10 meses.