Saiba quem é o político que representará Xi Jinping no Brics do Rio
A ausência de Xi Jinping na cúpula dos Brics marca uma mudança significativa na representação chinesa, com o primeiro-ministro Li Qiang assumindo o papel de líder da delegação. Essa decisão ocorre em um contexto de tensões internacionais, especialmente no Oriente Médio.
A embaixada da China em Brasília anunciou que o presidente Xi Jinping não participará da cúpula dos Brics, marcada para 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro.
Quem representará a China será o primeiro-ministro Li Qiang, de 65 anos, premiê desde 2023. Ele é o chefe do conselho de Estado e ocupa posição superior na hierarquia do PCCH (Partido Comunista Chinês).
Li Qiang é o 2º homem mais poderoso da China, atrás de Xi Jinping, e possui sólida trajetória no PCCH desde 1983. Antes de ser premiê, foi secretário-geral do partido em Xangai.
O antecessor de Qiang, Li Keqiang, foi considerado marginalizado por Xi ao longo da última década. Apesar da confirmação de Qiang como representante, o Itamaraty nega que Xi tenha decidido sua ausência.
A decisão ocorre em um momento de tensão no Oriente Médio, com conflitos entre Israel e Irã, que recentemente firmaram um cessar-fogo. O Irã é membro do Brics desde o ano passado.
Em coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, não confirmou a ausência de Xi e disse que as informações sobre a participação da China no evento serão divulgadas “em breve”.
Guo destacou que “China e Brasil são potências mundiais” e que a China apoia a presidência brasileira nos Brics, promovendo a “Cooperação Ampliada dos BRICS”.