HOME FEEDBACK

Saiba quem foi Miguel Uribe, político colombiano assassinado

Miguel Uribe, destacado senador e pré-candidato à presidência, faleceu após ser baleado durante evento político. Sua trajetória política foi marcada por uma forte oposição ao governo atual e um ativo envolvimento em questões públicas.

Senador e pré-candidato às eleições colombianas, Miguel Uribe (Centro Democrático, direita), faleceu nesta segunda-feira (11.ago.2025), aos 39 anos.

Ele foi baleado em 7 de junho durante um ato político em Bogotá, sofrendo 3 tiros: 2 na cabeça e 1 no joelho. Uribe foi internado em estado grave desde então.

Biografia: Miguel Uribe Turbay nasceu em Bogotá em 1986, neto do ex-presidente Julio Turbay. Sua mãe, Diana Turbay, foi sequestrada pelo narcotraficante Pablo Escobar e morreu durante a operação de resgate em 1991.

Ele era advogado pela Universidade de los Andes e possuía mestrado em Políticas Públicas e Administração Pública, este último pela Escola de Governo de Harvard.

Caminho político: Uribe iniciou sua carreira aos 25 anos como vereador em Bogotá. Em 2016, tornou-se o Secretário de Governo mais jovem da cidade. Renunciou em 2018 para concorrer à Prefeitura, mas perdeu para Claudia López.

Em 2021, foi convidado por Álvaro Uribe Vélez para liderar a chapa do Centro Democrático no Senado, cargo que assumiu em 2022 como o político mais votado.

Pré-candidatura à presidência: Confirmou em 2024 sua pré-candidatura à Presidência da Colômbia, tornando-se uma figura importante da direita no país.

Uribe foi um crítico do governo de Gustavo Petro, o primeiro presidente de esquerda do país, e sua última crítica pública foi em relação à consulta popular por decreto para a reforma trabalhista.

Leia mais em poder360