Saiba quem são os deputados que assinaram a urgência da anistia
PL 2.858 de 2022 recebe apoio significativo na Câmara, com 264 assinaturas. A proposta de anistia aos condenados do 8 de Janeiro pode ser votada a qualquer momento, levantando tensões políticas entre as principais legendas.
PL 2.858 de 2022, que anistia condenados pelo 8 de Janeiro, recebeu requerimento de urgência apresentado na Câmara por Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) nesta segunda-feira.
O PL obteve 264 assinaturas. A urgência poderá ser votada a qualquer momento, dependendo do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) incluir o requerimento na ordem do dia.
Se aprovado, o texto será analisado em plenário sem passar por comissões. Motta planeja incluir o requerimento na pauta de votação da próxima semana, com expectativa de votação até o fim de abril.
O presidente da Câmara busca uma solução conjunta com os 3 Poderes para barrar a aprovação do PL. Ele quer discutir uma possível revisão das penas do STF para evitar desgaste político ao pautar a urgência.
Há divergências entre os partidos que apoiaram Motta: o PL deseja a aprovação do projeto, enquanto o PT, que também o apoiou, é antagônico à proposta.
Líderes petistas pressionaram siglas do governo Lula a não apoiarem a urgência, mas a pressão não teve efeito; 146 deputados de partidos do governo assinaram o requerimento.